top of page
docas_edited.jpg

Capela de São Francisco 

Capela da Ordem Terceira de São Francisco

 

Local onde, durante o período escravista, eram rezadas as missas para a população negra. Abrigou a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, criada por negros libertos em 1814.

 

* * * 

 

A Capela da Ordem Terceira de São Francisco foi inaugurada no ano 1814, estando situada aos fundos da Igreja Matriz de São Pedro (sendo esta última a primeira igreja portuguesa no Estado, edificada em 1755).

Enquanto a Igreja Matriz de São Pedro era frequentada pela população mais afortunada da cidade, a Capela de São Francisco seria onde se realizavam as missas para a população negra, visando convertê-los ao catolicismo.

Este espaço abrigou a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, criada por negros libertos em 1814. Esta Irmandade adquiriu, em 1860, o terreno onde, a partir de 1872, foi construída a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Torres, 2017; 2019). Mesmo que a Irmandade tenha sido progressivamente apropriada pela sociedade branca, a sua Igreja permaneceu como uma referência para a comunidade afro religiosa, mediante o acionamento do sincretismo entre N. S. da Conceição e a orixá Oxum.

No ano de 1940, durante as atividades do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) visando o tombamento da Igreja Matriz de São Pedro como patrimônio arquitetônico e histórico, os especialistas encontraram um objeto inusitado. Tratava-se de uma estatueta enterrada sob a pedra do altar da Virgem. Chamadas de "vultos" pelos batuqueiros, possivelmente se tratava de um assentamento (objeto consagrado como representação dos orixás) efetuado por algum afro religioso quando da construção ou reforma do altar. Infelizmente não foi possível localizar o objeto (Herskovitz, 1948). 



 

Referências bibliográficas:


 

HERSKOVITS, Melville J. Deuses Africanos em Porto Alegre. Província de São Pedro, nº 11, 1948, pp. 63-70. 

 

MUSEU DA CIDADE DE RIO GRANDE. A Capela São Francisco de Assis. Disponível em: museucrg.com.br/colecao-arte-sacra

 

RIBEIRO, P. A. M., PESTANA, M. B., FONSECA, R. G., & WESKA, T. F. (2008). Escavações arqueológicas na igreja Nossa Senhora da Conceição, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. BIBLOS, 18, 15–46. Recuperado de https://periodicos.furg.br/index.php/biblos/article/view/75

 

TORRES, Luiz Henrique. A Irmandade da Conceição. Dez. 2019. Disponível em: https://historiaehistoriografiadors.blogspot.com/2019/12/irmandade-da-conceicao.html

 

TORRES, Luiz Henrique. Igreja da Conceição. Jul. 2017. Disponível em: https://historiaehistoriografiadors.blogspot.com/2017/07/igreja-da-conceicao.html

bottom of page